Ana Dantas » TEDx Fundação Telefônica

Sobre  o  TEDx - Fundação Telefônica

 

O evento nasceu da vontade de apresentar histórias reais, protagonizadas por pessoas que transformaram sua realidade e a de muitas outras de seu entorno por meio dos projetos que receberam apoio da Fundação Telefônica Vivo.

O Programa Social Good Brasil (SGB) é um desses programas, e o Cor Ação nasceu no seminário SGB em 2012. No ano de 2013 foi um dos projetos selecionados para participar do TEDx Fundação Telefônica.

Assim, no TEDx tive a oportunidade de contar um pouco da história do projeto Cor Ação, apresentar o App sobre doação de sangue que estávamos desenvolvendo naquele momento e falar sobre como tudo isso havia transformado minha vida.

No encontro, tivemos o lançamento da publicação “Histórias de transformação”, com 32 histórias de pessoas que experimentaram o poder inovador da tecnologia para o fim social, no Brasil. Dessas, oito foram selecionadas para estarem no palco do TEDx, dentre elas o Cor Ação.

Vídeo produzido pela Fundação Telefônica sobre o Cor Ação.

 

O evento

Ao chegar ao evento, que aconteceu em São Paulo, fui surpreendida com um painel contendo a pergunta: “O que é transformação?”. Eu achava que sabia, mas somente ao final comecei a compreender as dimensões do que é transformar...

O TEDx Fundação Telefônica foi um momento de transformação onde as ações, as pessoas e as ideias foram compartilhadas e a partir daquele momento todos nós iniciamos uma nova história com um pouco daquilo que nos tocou, sensibilizou e aquilo que aprendemos.

 

O que aprendi

Durante o evento, ao meu lado estava um dos palestrantes. Homem de olhar atento e observador, trajava roupas brancas. Quando terminei minha fala, voltei para meu assento e o homem de olhar forte me disse: "o seu projeto é importante porque salva vidas!".

A frase me marcou muito, pois a maioria das pessoas reforçavam a importância do uso da tecnologia para salvar vidas, e ele em um misto de simplicidade e objetividade apontou para o principal propósito do projeto.

Hoje, todas as vezes que penso em desanimar, essas palavras voltam, quase que como um chamado: você pode salvar vidas? Vai desistir?

Com tudo isso aprendi que se a minha ação melhora a vida de outra pessoa, por menor que seja, não importa! Ela tem que continuar!

Jamais esquecerei das palavras e desse homem!

Naquele momento, poucos conheciam aquele ativista indiano que luta contra o trabalho infantil em seu país. Mas no ano seguinte, em 2014, o mundo teve a oportunidade de conhecer o seu trabalho, quando Kailash Satyarthi recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

 

 

Kailash Sathyarti_Ana
TEDx Fundação Telefônica
TEDx 2013
ana-dantas-perfil
cor_acao_projeto
cor-acao-app