Ana Dantas » Cor Ação

Cor Ação

 

 

O PROBLEMA

O problema que percebemos começa pelo fato de que a maioria dos bancos de sangue no Brasil não conseguem manter os estoques de sangue no nível ideal. Como a doação de sangue pais e voluntaria existe a necessidade de se fomentar uma cultura de doação de sangue. Segundo o Ministério da Saúde (2004) 70% das doações no pais são realizadas de forma espontânea, destas apenas 33% utilizam os intervalos ideias para as doações, que são de 60 dias para homens e 90 para mulheres. Como consequência e recorrente o cancelamento de cirurgias eletivas nos hospitais publico em função da falta de sangue nos bancos de sangue.

EXPERIMENTAR

Para mudar este cenário criamos o Projeto Cor Ação, nele desenvolvemos um aplicativo que pode ser utilizado pelas empresas e instituições. Sua finalidade é ampliar as ações de responsabilidade social, utilizando a gamificação (do inglês gamification, que e a aplicação da mecânica de jogos com a finalidade de motivar comportamentos desejados) para estimular a doação de sangue, captação de doadores e acelerar o processo de chamada de doadores para emergências.

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios sociais são: criação de uma comunidade na qual as pessoas possam ajudar umas as outras estimulando a doação de sangue; contribui com reconhecimento e incentivo as ações responsáveis dos colaboradores; fortalece o trabalho em equipe; estimula o voluntariado e contribui na preservação da vida das pessoas através do incentivo a doação de sangue.

Já os principais benefícios aos negócios são: gerar dados quantitativos que poderão ser utilizados como indicadores em diversos programas e certificações; demonstra uma preocupação da empresa com ações de responsabilidade social e que a empresa acredita na inovação social como agente de mudança.

PIVOTAR

Todo empreendedor, em algum momento, enfrenta um desafio predominante no seus projetos. A grande questão é saber quando Pivotar, ou seja, quando perseverar. Em nossas aprendizagens percebemos que as pessoas ficam muito felizes quando ajudam o próximo, mas nem sempre conseguem fazer com que o outro seja ajudado. Dessa forma, percebemos que nosso desafio deve ser ampliado.

DESAFIO

O desafio 2016 será ampliar as ações do Cor Ação. Doar sangue é doar vida e esse continua sendo um ato de amor e solidariedade, porém nem sempre as pessoas conseguem realizar a doação, pois são inúmeros fatores que podem impedem essa ação. Assim, resolvemos abrir o Cor Ação e adotar outras causas e ajudar mais pessoas.

 

 

 

ana-cor-acao
ana-dantas-perfil
cor_acao_projeto
cor-acao-app